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Você sabe como fazer o processo de planejamento estratégico? Veja!


O processo de planejamento estratégico é essencial para garantir o sucesso do empreendimento. Afinal, essa ação permite visualizar os objetivos da empresa e traz insights relevantes para o negócio.


Mas, afinal, em que consiste o planejamento estratégico? Quais são os procedimentos que devem ser realizados para elaborar um plano de ação eficaz? Essas e outras questões serão respondidas neste artigo. Ficou interessado? Então continue a leitura!


Saiba o que é planejamento estratégico 

O planejamento estratégico é um plano que reúne ações para que a empresa alcance seus objetivos de curto, médio e longo prazo. 


Assim, identificando as oportunidades do negócio e estabelecendo as ações para aproveitá-las, constrói-se no planejamento estratégico um mapa com uma solução completa para que a empresa atinja suas metas.


Entenda o processo de planejamento estratégico

Agora que você já entendeu o que é o planejamento estratégico, vamos explicar o passo a passo para desenvolver esse processo. Confira!


Faça um estudo de mercado

Analisar as tendências do cenário que influencia o negócio — economia, política, tecnologia, mercado — é o primeiro passo para compreender a fundo seu nicho de atuação. Entenda esse procedimento:

  • analise quais são as tendências de mudanças nos cenários de economia, política, mercado e tecnologia. Depois, veja como essas tendências podem afetar o seu negócio;

  • faça uma análise do seu produto ou serviço: identifique quais são os diferenciais do seu produto ou serviço — pode ser a qualidade, o conceito inovador, o valor da marca ou mesmo o preço competitivo. Assim, você consegue entender com maior clareza o posicionamento da sua empresa frente ao mercado;

  • conheça seus concorrentes: avalie o que empresas do mesmo nicho de atuação estão fazendo para ter sucesso.

O estudo de mercado permite entender como os produtos ou serviços da sua empresa se alinham com as expectativas do cliente. Além disso, também lhe dará algumas noções sobre como seu negócio se destaca frente à concorrência.


Elabore uma análise SWOT

Você sabe o que é a análise SWOT? Trata-se de uma matriz de negócios que avalia forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do empreendimento. A sigla em inglês representa as palavras “Strengths”, “Weaknesses”, “Opportunities” e “Threats”, respectivamente.

  • forças: representam os diferenciais da sua empresa, como preço competitivo, qualidade do produto, atendimento diferenciado, entre outros;

  • fraquezas: pontos mais vulneráveis do negócio, por exemplo: alto custo de produção e distribuição, falhas na logística, pouca mão-de-obra, entre outros;

  • oportunidades: são condições externas que podem representar vantagens para sua empresa no mercado. Se ela atua em um nicho muito específico e pouco explorado, por exemplo, isso pode ser considerado como uma oportunidade;

  • ameaças: aspectos do mercado que podem fragilizar o seu negócio. Isso inclui, por exemplo: competidores que oferecem o mesmo produto ou serviço por um valor muito menor, novos formatos de negócios, concorrência elevada, entre outros aspectos.  

Defina as estratégias e objetivos de longo prazo 

Na dealidade do mundo VUCA — volátil, incerto, complexo e ambíguo —, já existem autores defendendo a ideia de que se abandone o olhar de longo prazo e se considere somente o período de um ano. Depois de fazer essas análises e antes de definir seus objetivos, é chegada a hora de traçar as estratégias de longo prazo. 

Essa macroestratégia pode ser de: 

  • crescimento: queremos crescer igual ao mercado e aumentar nossa participação;

  • manutenção: queremos crescer igual ao mercado e manter nossa posição;

  • sobrevivência: vamos crescer menos que o mercado e sobreviver.

Estabeleça metas de curto e longo prazo

Definir metas de curto, médio e longo prazo são medidas essenciais para sustentar sua estratégia. Entenda o conceito de cada meta:

  • metas de curto prazo: são aquelas que sua empresa pode alcançar dentro do prazo de 12 a 18 meses;

  • metas de longo prazo: são aquelas que sua empresa pretende alcançar em um período de 3 anos.

Defina estratégias

Definida a macroestratégia, foi gerada a base para estabelecer as metas que vão dar foco para você e sua equipe. Geralmente estabelecemos objetivos de 3 anos, que darão sustentação à estratégia, e depois metas específicas para o primeiro ano do triênio. Um modelo usado para estabelecer as metas é o Balanced Scorecard — que define metas em 4 dimensões — financeira, de mercado, de processos internos e de pessoas.


O BSC propõe um modelo em que as metas de cada dimensão sejam articuladas com as da dimensão anterior para garantir sucesso. Então, uma vez definidas metas financeiras, tenho que propor metas de mercado que irão garantir que as metas financeiras sejam atingidas. Estabelecidas as de mercado, quais são as de processo e depois as de pessoas. Entenda como fazer:

  • metas financeiras: são os resultados financeiros que sua empresa quer alcançar como por exemplo: faturamento e lucro. 

  • metas de mercado: podem envolver volumes de venda, market share, lançamento de novos produtos que irão lançar; 

  • metas de processos internos: são metas de novos processos, inovações, melhorias para poder realizar as metas de mercado etc.;

  • metas de pessoas: estabelecem necessidades de crescimento e desenvolvimento do quadro de colaboradores, treinamentos etc. Para isso, além de estruturar um quadro de funcionários, você também pode pensar em estabelecer parcerias e contar com prestadores de serviços, que podem agregar ao seu negócio sem necessidade de manter vínculo empregatício. 

A meta deve ser estabelecida no conceito SMART, isto é, deve:

  • ser eSpecífica, dando foco a um resultado que queremos alcançar — sem especificidade, não nos dará foco;

  • estabelecer um resultado Mensurável — se não podemos medir, não temos como avaliar;

  • ser Atingível — o resultado deve ser desafiador mas realista — se não for assim, causará desmotivação na equipe;

  • ser Relevante para o negócio — metas irrelevantes tiram o significado do trabalho;

  • ter um prazo final, um Tempo definido para ser atingida — sem esse prazo, as pessoas irão postergar seus esforços.

Elabore um plano de ação

Após a definição das metas, é hora de elaborar um plano de ação, ou seja: descrever o que faremos para alcançar as metas definidas. O plano de ação deve ser detalhado, usando, por exemplo, a matriz de planejamento 5W2H, que exige que seja descrito:

  • o que será feito;

  • por que será feito;

  • como será feito;

  • onde será feito;

  • quem irá fazer;

  • quando vai fazer – iniciar e terminar;

  • quanto irá custar.

Definir um cronograma dividido em etapas das atividades que deverão ser executadas para alcançar os objetivos da empresa. 


Acompanhamento e gestão do plano

Avaliar os resultados que sua empresa alcançou é uma etapa fundamental do planejamento estratégico. Afinal, essa análise servirá como base para definir o que será realizado no próximo ciclo de planejamento.


Confira a importância do planejamento estratégico

Elaborar um plano estratégico para sua empresa é uma forma eficaz de alcançar seus objetivos, já que estimula os colaboradores a executarem ações específicas para atingir suas metas. 


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