top of page

Saiba como fortalecer competências de um líder da sua empresa


É vital para o sucesso de longo prazo da empresa reconhecer os seus futuros líderes. A organização precisa estruturar um plano para a continuidade da liderança. Para que isso aconteça, faz parte do papel da área de Recursos Humanos fortalecer as competências de liderança naqueles potenciais candidatos.


Os líderes são agentes de mudança que desempenham um papel importante de transformação dentro do ambiente organizacional. Cabe a eles reunir esforços e superar os desafios do mercado. Se, em algum momento, a sua empresa ficar sem a figura do líder, ela então não será capaz de atingir os próprios objetivos.


Continue a leitura deste artigo e saiba como fortalecer competências de um líder na sua empresa!


Identifique o profissional que tem potencial para ser líder

Em vez de observar somente o desempenho, concentre-se também no potencial de cada candidato. O desempenho de um profissional define capacidades e habilidades e pode ser utilizado como parâmetro para identificar um líder dentro da organização, mas saiba que é necessário pensar além.


Comece a observar as aptidões do candidato a líder. Olhando superficialmente as equipes que compõem a organização, você pode enxergar alguns indivíduos que têm um desempenho acima da média, mas que não têm a capacidade ou o desejo de ocupar postos de liderança. Eles estão satisfeitos com a atual posição de trabalho.


Por esse motivo, a busca pelo potencial líder deve superar o desempenho como referência para identificar os profissionais que devem receber reforço nas próprias competências.


Incentive o aprendizado contínuo

Vivemos em um mundo que exige cada vez mais a capacidade de perceber, focar e mudar. Por isso, os melhores líderes aprendem constantemente. Eles são capazes de conectar os pontos entre pessoas e ideias, principalmente quando nenhum outro indivíduo enxerga uma solução. O aprendizado é necessário para antecipar as soluções para os problemas futuros.


Para os bons líderes, a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Sendo assim, eles não podem confiar em dados e mapas estáticos, principalmente porque estamos em plena era da transformação. Como necessitam motivar e inspirar pessoas, os líderes devem ser receptivos ao aprendizado contínuo.


Cabe aos líderes a responsabilidade de renovar a perspectiva dos demais colaboradores, de modo a garantir a relevância da organização no mercado.


Proponha técnicas de desenvolvimento pessoal

O desenvolvimento pessoal é importante para os profissionais em todos os níveis, mesmo aqueles que já tenham ascendido aos cargos mais importantes de suas carreiras. O crescimento não deve ser encarado apenas como algo que leva ao sucesso, principalmente na carreira.


Para crescer como pessoa, o líder deve buscar o autoconhecimento e entender quem ele é e como é semelhante ou diferente dos demais. O autoconhecimento diz respeito ao modo como entendemos os nossos próprios traços de personalidade, valores, atitudes e comportamentos. Permite saber quais são os limites, pontos fortes e fracos.


Na liderança, o desenvolvimento pessoal permite motivar e inspirar os outros, levando-os pelo caminho certo e de forma eficaz. Isto só é possível se o líder também consegue se guiar.


Dialogue sobre aspirações e trilhas de carreira

Os programas de desenvolvimento e as conversas sobre aspirações de carreira servem como suporte para a atração e retenção de talentos dentro da organização. Para a empresa, é muito custoso recrutar, entrevistar, contratar e treinar novos colaboradores. Por esse motivo, as conversas sobre aspirações de carreiras e a clareza das trilhas que podem ser percorridas servem como incentivo ao líder em desenvolvimento.


O diálogo sobre aspirações e trilhas de carreira é um forte indicador  aos líderes em formação que a empresa está disposta a investir neles. Paralelamente a isso, o método possibilita o aumento da produtividade dos profissionais. Portanto, abra as portas do RH para conversar sobre o futuro das carreiras dos líderes. Negocie com base na avaliação do potencial e desempenho de cada candidato.


Além de oferecer a oportunidade de crescimento nas áreas em que já atuam, apresente também a flexibilidade para os movimentos laterais. Ao fortalecer as competências de um líder na sua empresa, você pode descobrir que ele tem outros talentos.


Possibilite a constante capacitação

No começo do artigo, nós falamos sobre a importância do aprendizado contínuo. Se o fortalecimento das competências dos líderes da sua empresa envolve o aprendizado, logo, é necessário possibilitar a constante capacitação. Isso pode ser feito por meio de diversos incentivos. Basta escolher os mais viáveis em cada situação concreta.


Uma das formas de possibilitar a constante capacitação se dá por meio do estabelecimento de parcerias com as instituições de ensino. O desconto na mensalidade, por menor que seja, já funciona como incentivo. Treinamentos internos também são capazes de motivar e possibilitar o fortalecimento das competências e habilidades dos líderes.


O incentivo à leitura e à pesquisa na Internet também são fontes de aprendizado que podem ser incentivados pela empresa.A participação em congressos com temas ligados ao papel da liderança tem se mostrado também eficiente na formação do líder.Sendo assim, permita que a empresa seja uma das maiores incentivadoras dos líderes que estão em ascensão. Isso serve como um agente motivacional para que eles continuem crescendo na organização e queiram dar o melhor de si.


Apresente os benefícios do coaching

O coaching executivo também é uma ferramenta eficaz no fortalecimento das competências dos líderes. O seu objetivo é o desenvolvimento acelerado das competências necessárias para que os profissionais melhorem o próprio desempenho e consigam motivar os demais membros da equipe.


Os processos que envolvem essa ferramenta são focados em mudanças comportamentais e práticas profissionais. Elas são desenvolvidas em um período compacto de tempo, que dura de seis meses a um ano. Por meio dela, torna-se possível revelar o que existe de melhor dentro de cada profissional.


É dessa maneira que você consegue visualizar o líder mais preparado para assumir os desafios da companhia, enxergando nele a competência, o comprometimento e a coragem para enfrentar os riscos — e ainda inspirar pessoas. Apresente os benefícios do coaching aos seus líderes em desenvolvimento.


Para desenvolver as competências de um líder, o coaching executivo deve ser aplicado por um parceiro confiável e com experiência no mercado. Por isso, conte com o suporte da DorseyRocha Consulting, consultoria de desenvolvimento e gestão empresarial que atua em nosso país e no mercado sul-americano desde 1976.


Entre em contato conosco para saber mais sobre o desenvolvimento e fortalecimento das competências necessárias dos líderes da sua empresa. Ofereça aos profissionais a capacidade de superar limites e entregar resultados cada vez mais promissores.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page