top of page

Entenda qual a importância do Coaching Executivo para as empresas


Se você é gestor de uma empresa, já sente na pele as dificuldades em administrar toda uma equipe e garantir o rendimento de todos. Não é como ajustar a peça de um motor — mesmo que você faça algo que pareça simples, cada pessoa pode reagir de uma forma diferente. Por isso, que tal buscar ajuda especializada por meio de um Coach Executivo?


E o que seria o Coach? Bem, a palavra vem do inglês, que significa “técnico”, como aquele dos esportes. Só que, em vez de planejar jogadas pra marcar pontos, ele se qualificou para ajudá-lo em melhorar sua empresa e a sua capacidade como gestor de equipe. Não é um mestre que dirá o que você deve fazer, mas um guia que o ajudará a tomar decisões e encontrar o caminho certo.


A presença de um Coach  contribui em muito para o desempenho de  seu negócio. “Como?” — você pergunta. Pois aqui estão alguns benefícios que você pode obter com a ajuda desse profissional. Confira!


  • Detectar problemas nos processos dos negócios

O primeiro passo para melhorar qualquer coisa é avaliar o que está errado. Há algum desentendimento dentro da equipe? Muita burocracia está atrapalhando o dia a dia? Desinteresse pelas próprias tarefas? Sensação de que seu esforço não é valorizado pelo resto do time? O nível de confiança é baixo na equipe? Tudo isso, entre muitas outras coisas, são problemas que podem atrapalhar bastante o resultado de seu negócio.


Para começar a resolver um problema, você precisa admitir que tem um. Ou, nesse caso, descobri-lo. E com a ajuda do Coach, é possível fazer essa análise com muito mais facilidade. Ele o ajudará a enxergar o contexto completo do seu trabalho e a encontrar os pontos em comum que ligam vários pequenos problemas do dia a dia.


  • Encontrar e trabalhar talentos

Da mesma forma que você quer ter um computador que processe dados mais rápido e ferramentas que aumentem sua produtividade, você também deseja ter profissionais com desempenho acima da média na sua equipe.


O primeiro desafio, aqui, é encontrá-lo, já que ele está misturado a todos os outros candidatos medianos. Um Coach certamente pode contribuir na identificação desses talentos, ajudando-o a escolher os critérios certos.


Em seguida, vem o desafio de “lapidar” esses profissionais. Uma joia vale muito mais quando está polida, brilhando e com uma imagem entalhada! É momento de investir nesse novo talento, ensinar o que você sabe e dar oportunidade para que ele aprenda o que você não sabe, e tornar-se protagonista da empresa. E um Coach certamente pode dedicar algum tempo para ajudá-lo nessa tarefa.


  • Desenvolver novos líderes

Além dos talentos, você também deve pensar na liderança. Um negócio exige profissionais que saibam lidar com tarefas estratégicas, operacionais e imediatas, mas também precisa daqueles que enxerguem a figura como um todo (a floresta, não simplesmente as árvores) e possam coordenar um time. Esses líderes não são puro talento, eles nascem a partir da prática. E o Coach é a pessoa ideal para oferecer essa oportunidade de ganho de experiência.


Com sua ajuda, você pode desenvolver dinâmicas, oferecer planos de carreira e testar melhor a capacidade de liderança da sua equipe. Além de, claro, ensiná-los como liderar melhor. Você provavelmente já sabe, mas a presença de uma figura de autoridade e respeito dentro de um grupo faz toda a diferença em relação ao seu desempenho.


  • Estimular o trabalho em equipe

Um Coach também pode ajudá-lo a aplicar várias dinâmicas e lições que levem um time a ser mais unido, ou a uma reconfiguração de equipe para que seus membros tenham maior sinergia. E a união de um grupo faz toda a diferença nos resultados que ele pode alcançar — especialmente no tempo demandado para tal.


Pense em quanto tempo você já perdeu para entregar um projeto porque não sabia da agenda de tarefas de outras pessoas, ou porque pediu algo ao profissional errado, não avaliando adequadamente sua capacidade e disponibilidade. Ao colocar tudo em uma lista e somar, você notará que poderia ter economizado bastante tempo — o suficiente para não atrasar ou, até mesmo, para conseguir um dia de folga. Duas coisas que valem bastante hoje em dia.


Se você acha que seus colaboradores não deveriam passar por isso também, é melhor deixar o Coach trabalhar em algo tão importante para você: sua capacidade de liderar, e desenvolver novos líderes!


  • Melhorar a qualidade de vida dos colaboradores

O Coach não serve só para torná-lo pessoalmente mais eficaz como pessoa.  Ele também trabalha para beneficiar sua equipe, ajudando a criar um ambiente de trabalho mais acolhedor e promissor. Claro, a melhor qualidade de vida e ambiente no trabalho contribuem para os resultados da empresa, resultados que toda organização cobra de seus gestores.


Profissionais mais satisfeitos, realizados e com visão para o futuro tendem a render mais em suas funções. Uma jornada muito longa, por exemplo, consome toda a energia que poderia ser dedicada à família e a outros projetos, por exemplo. Com a ajuda do Coach , você poderá descobrir novas formas de compatibilizar a qualidade de vida de seu colaborador com as exigências de desempenho e produtividade. Talvez alguns sejam mais produtivos com um horário flexível. Outros podem ficar mais satisfeitos indo ao campo em vez de lidar com tarefas administrativas monótonas. Com  conversas estruturadas e análise objetiva, você certamente poderá encontrar a resposta.


  • Motivar a equipe a dar o seu melhor

Por fim, mas nunca o menos importante, o Coach é, também, por definição, uma figura de liderança, e não apenas no sentido mais romantizado da coisa. Ele auxilia você, enquanto indivíduo, a se tornar o melhor que pode ser. Da mesma forma, ele contribui indiretamente para que cada membro de sua equipe possa se engajar nesse esforço de crescimento pessoal e profissional,  desafiando seus limites atuais e superando-se naquilo que faz.


Há muitas formas de promover essa motivação ao autodesenvolvimento, como oferecer recompensas, demonstrar reconhecimento ou prover a orientação necessária. Pequenas ações, quando persistentes, podem fazer uma grande diferença.


Agora você entende melhor a importância do Coaching Executivo para uma empresa. Quer continuar acompanhando nossos melhores conteúdos? Então siga nossas redes sociais e fique sempre por dentro de nossas novidades. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Youtube e no Twitter!

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page