Em 2021, muito TBC para você!

Todo final de ano nos remete às reflexões. Refletimos a respeito do ano que passou e, também, sobre o que queremos e o que nos espera no ano que virá. Gosto de sempre olhar para frente, para o futuro. Aprender sim com o passado, mas sempre com uma visão do que irá acontecer daqui para frente. Sou e sempre serei otimista. Vivo sonhando.


Sonhar é o primeiro passo para realizar metas e objetivos. Sonhar é bom e necessário. Tem gente que diz que os sonhos não importam, que o importante é ter metas e objetivos. Está bem, ok! Concordo que são coisas que precisam ser planejadas, ter um processo para serem alcançadas, são tangíveis e factíveis.


Pois bem, mas, onde nascem as metas? Não seriam nos sonhos? A meu ver a nascente das nossas metas e objetivos é, claramente, em nossos sonhos! Um exemplo clássico e oportuno é Walt Disney. Walter Elias Disney era um sonhador. Suas habilidades não eram financeiras, empresariais… sua principal qualidade era o sonho, a fantasia, o lúdico. Sonhando com desenhos animados foi que todo o mundo de sonhos da Disney começou.


Passe a acreditar em seus sonhos. Esse estado mental de sonho é extremamente próximo da realidade, desde que sua mente seja capaz de projetar e planejar a perspectiva de concretização, uma força dinâmica que seja capaz de mover sua ação para a realização do sonho. Onde estiverem seus sonhos estará também sua missão de vida, seus papéis no mundo, a essência de quem você é, sua identidade.


Onde estão seus sonhos? Não se preocupe se eles lhe parecerem grandes demais. Não significa fuga da realidade, sonhos grandes significam que sua capacidade de realização será grande também, basta que você acredite e se movimente. Como disse Steve Jobs – “Cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro deixa de existir”. Cada vez que desistimos de nossas metas, de certa forma, também estamos desistindo de nós mesmos. Como sua vida estaria agora, neste exato momento, se você tivesse tirado do papel alguns daqueles sonhos que você já teve?


Como é gratificante quando conseguimos transformar aquele nosso sonho em realidade. É maravilhoso quando nossos esforços e dedicação são recompensados. Isso é fruto de foco, automotivação, paixão, que nos guia nas dificuldades, nos faz enfrentar as barreiras e superá-las uma a uma.


Em 2021, permita-se sonhar. E após sonhar, partir para a ação. Ninguém passa do manequim 48 para o 38 sem mudar a forma de se relacionar com o seu corpo ou com a comida. Precisa agir. Da mesma maneira, dificilmente um profissional que não acredita em suas capacidades e habilidades, terá sucesso. Não é o mundo que estará contra você, mas você mesmo.


Sonhe, aja, tenha foco e determinação. Pessoas persistentes, que são perseverantes, não se deixam abater frente às dificuldades ou não se impõem barreiras ou desculpas para parar.


Abaixo, 7 passos que ajudam a organizar a realização do sonho:


  1. Pense em seu sonho

  2. Transforme em objetivo

  3. Faça uma lista de metas SMART a serem atingidas

  4. Descreva as ações para atingir cada meta

  5. Identifique os obstáculos que podem surgir

  6. Assinale quem poderá ajudar

  7. Marque a data para começar

Em 2021 você pode mudar sua rota e realizar seus objetivos e metas, só não pode se acostumar a desistir dos seus sonhos, pois são eles que te elevam, animam, guiam e que lhe trarão as realizações pessoais e profissionais que você deseja ter em sua vida.


Que em 2021 todos os seus sonhos se realizem. Mas tenha sempre em mente: muito TBC (Tire a Bunda da Cadeira). Sem TBC, nada acontecerá. Feliz ano novo!


Escrito por Márcio Pegoraro – Consultor da DorseyRocha Consultoria. Formado em Marketing com MBA em Gestão da Tecnologia da Informação pela Hogeschool Ultrecht e pelo IBMEC. Atua no desenvolvimento de pessoas e organizações.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo