top of page

Desafios do Líder em tempos de Covid 19: manter elevado o moral do time


No artigo anterior tratamos das ações para assegurar que o trabalho tenha foco nos resultados e que os objetivos sejam alcançados. Neste vamos tratar da necessidade de que as pessoas se mantenham com o moral elevado, isto significa estar otimista, acreditando no que faz e mentalmente saudável.

Como se de repente todos nós estivéssemos preparados para isso, fomos mandados para casa e depois da primeira sensação de “oba estou livre”, veio aquele sentimento de “epa, estou sozinho para resolver tudo que tenho para resolver, para o bem e para o mal”.

Nesta nova realidade que enfrentamos com o chamado work from home é papel fundamental dos líderes tratar de manter apoio às pessoas. Isso inclui falar com elas individualmente ao menos uma vez por semana para perguntar como estão, como está a família, as dificuldades que estão enfrentando e os sentimentos experimentados. Também deve ser conversado sobre as condições do trabalho e eventuais necessidades que possam ser atendidas para torná-lo mais prazeroso e efetivo.

Trabalhando isoladamente, ainda que conectada pelas redes sociais e sistemas da empresa a pessoa pode sentir dificuldades para se expor e solicitar ajuda para conseguir realizar seu trabalho. Em consequência pode experimentar certo sentimento de pouca competência e acabar comprometendo seu resultado e o da equipe. Um relato que temos ouvido de clientes, é que tudo agora requer entrar em contato para marcar uma conversa e os assuntos demandam mais tempo. Já não acontece aquele encontro casual no café onde determinado assunto era aventado e resolvido. O desgaste nesse sentido aumentou.


A manutenção do moral elevado requer equilíbrio e clareza no tripé: conhecer quais são os objetivos / resultados a entregar; domínio dos conhecimentos e habilidades para fazer; e confiança de que irá conseguir.



O papel do líder nos seus contatos com a equipe é procurar apoiar o colaborador para que haja esse equilíbrio.


Ely Moraes Bisso – Consultor e Sócio diretor da DorseyRocha Consultoria

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page