top of page

Como manter a Equipe Integrada e Solidária em tempos de isolamento social


No artigo anterior tratamos de como manter elevado o moral das pessoas da equipe. Agora trataremos de um novo desafio do líder: como manter o espírito de equipe estando cada um em sua casa?


Quem de nós neste tempo relativamente pequeno em que estamos trabalhando em casa, já não teve aquela sensação de solidão, quase de abandono e pensou: cadê fulano ou ciclano? Cadê minha equipe? 


Quando estamos todos no mesmo ambiente, não necessariamente estamos trabalhando em equipe. Porém, quando estamos cada um em sua respectiva casa, a possibilidade de não estarmos atuando como parte de uma equipe aumenta muito.


O desafio do líder nesse caso é conseguir manter o espírito de equipe, o trabalho integrado e a colaboração entre os integrantes focalizando os resultados do time.

Para tanto o que recomendamos como ações aos líderes: construir e manter uma relação de confiança entre os integrantes da equipe. Naturalmente se essa confiança não existia no time antes do trabalho ser transferido para casa, o tamanho da encrenca fica maior. O ambiente de alta confiança é aquele onde as pessoas podem falar sobre suas deficiências e erros sem correrem o risco de serem julgadas ou punidas. Outro aspecto relevante é o respeito às crenças e opiniões de cada pessoa e o tratamento aberto e natural das divergências, sem medo do conflito.


Esses dois aspectos podem ser tratados por meio de reuniões semanais com a equipe para conversar sobre o processo de trabalho, as dificuldades da nova realidade e outras, as necessidades de ajuda e a disponibilidade para ajudar; os desafios percebidos e os sentimentos de dificuldade para vencê-los; o estímulo ao feedback entre colegas e para o líder.  


Outro aspecto fundamental é estarem todos com o mesmo objetivo e todos saberem o que cada um está fazendo. Uma regra de ouro é: se não está conseguindo fazer, peça ajuda e cumpra seu compromisso!  


Ely Moraes Bisso – Consultor e Sócio diretor da DorseyRocha Consultoria

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page