
A gestão de pessoas é amplamente reconhecida como fundamental para o sucesso de uma organização. Quando os colaboradores estão alinhados aos objetivos estratégicos da companhia, os resultados são extraordinários. Mas, de forma prática, como a empresa pode incentivar empregados a assumirem seu papel como protagonistas?
Se você também reconhece a importância do protagonismo no ambiente corporativo, mas não sabe como incentivar seus colaboradores a adotarem essa postura, este post foi escrito para ajudá-lo!
Vamos tratar desse assunto e mostrar não só a importância e os benefícios de incentivar seus empregados a se tornarem protagonistas, mas também algumas dicas infalíveis para conseguir esse resultado. Preparado para começar?
O protagonismo no ambiente corporativo
Assim como nas artes, no mundo corporativo há basicamente dois tipos de colaboradores: os protagonistas e os coadjuvantes.
O coadjuvante é o empregado mediano, que realiza apenas suas próprias tarefas da maneira mais básica possível. Ele não toma iniciativa e nem assume responsabilidades maiores. Ele pode até executar bem as atividades, mas tem atuação limitada.
O protagonista, por outro lado, tem uma postura completamente diferente: ele chama a responsabilidade para si. É comprometido e determinado, busca o aprimoramento constante, tem iniciativa e não teme tomar decisões para impedir situações desfavoráveis.
O protagonista tem alvos bem claros para sua vida profissional: quer apresentar resultados extraordinários e ser reconhecido por sua capacidade e performance de alto nível.
Como você pode imaginar ao ler essa descrição, a maior parte dos colaboradores não se enquadra nessa categoria. Muitos deles se contentam com o papel de coadjuvante, o que limita a produtividade e lucratividade das organizações.
Talvez você pense que não há nada que a companhia possa fazer, já que, provavelmente, esses protagonistas nasceram com essa característica. A novidade é que a sua empresa pode, sim, estimular esse tipo de comportamento e terá vantagens com isso. Vamos conhecê-las?
Resultados do estímulo ao protagonismo dos empregados
Economia com iniciativas de capacitação
O protagonista entende que é seu papel estar preparado para as oportunidades. Por isso, ele investe seu próprio tempo e recursos no autodesenvolvimento.
Ao assumir a responsabilidade por sua própria formação e desenvolvimento de competências, ele gera economia para a empresa. Ela precisará empregar um volume menor de recursos nesse tipo de iniciativa, pois recebe um profissional capacitado.
Redução de custos de gestão
Quando o cargo é ocupado por um colaborador capacitado, a empresa tem uma redução significativa de custos. Ela tem a certeza de que aquela função ou setor terão o nível de produtividade esperado e necessário para o bom andamento dos processos.
Além disso, ela não precisará arcar com despesas excessivas para a qualificação de empregados ou sua substituição (demissão, novo processo seletivo, adaptação e capacitação).
Aumento de satisfação no clima organizacional
Quando os protagonistas são valorizados e incentivados pela empresa, isso produz um efeito extremamente benéfico ao clima organizacional.
Os empregados sentem que a empresa acredita em seu potencial e reconhece suas qualidades. Isso gera a motivação necessária para superar adversidades e melhorar a performance da equipe.
Os protagonistas atuam como promotores da organização. Sua satisfação contagia os outros empregados, criando um ciclo virtuoso de contentamento, motivação e sucesso.
Ganho em eficiência e agilidade
Com o incentivo ao protagonismo, a empresa dá condições para que esses empregados tenham o poder de decidir e tomar atitudes corretas sem hesitação. Assim eles diminuem o tempo de resposta diante de problemas ou demandas de consumidores.
No primeiro caso, eles detectam e corrigem problemas precocemente, evitando grandes prejuízos. Quanto ao atendimento aos clientes, eles respondem com agilidade e garantem a satisfação do público.
Como incentivar empregado ao protagonismo
Depois de entender a importância do protagonismo, é fundamental saber como sua organização pode incentivá-lo na prática.
O primeiro ponto é que a gestão deve ser voltada para o desenvolvimento de pessoas. É preciso lembrar que os recursos humanos são o principal ativo de uma companhia, e é a qualidade deles que garante a obtenção dos resultados.
Para favorecer esse desenvolvimento, a empresa precisa:
Investir em capacitação
É certo que o colaborador protagonista assumirá responsabilidade sobre sua própria formação. Porém, quando a empresa o incentiva e complementa essas iniciativas, os resultados são rápidos e relevantes.
Investir na capacitação dos seus empregados é uma forma não apenas de desenvolver o protagonismo, mas uma maneira de reter esses talentos e demonstrar o reconhecimento da importância dessa característica.
Por isso, lembre-se de que iniciativas como a oferta de coaching e educação corporativa — cursos, palestras, seminários e treinamentos constantes — não são uma despesa, e sim um investimento que torna a empresa apta a enfrentar a concorrência.
Estabeleça metas
Poucas iniciativas são tão estimulantes para um protagonista quanto a apresentação de desafios. Por isso, a gestão deve estabelecer metas e alvos, bem como recompensas para quem alcançá-los.
As metas devem ser alcançáveis, porém desafiadoras. Comece com alvos menores e, a cada novo ciclo, estabeleça uma estratégia para fazer seu time ir um pouco além e superar as conquistas anteriores.
Para completar, promova eventos para celebrar essas conquistas e dê destaque à obtenção de resultados. Faça com que eles provem o gosto da vitória e queiram experimentar essa sensação continuamente.
Proporcione feedback
Como o foco é o desenvolvimento de pessoas, cada projeto ou ciclo de desafios deve ser uma oportunidade de instruir esses talentos e promover o aperfeiçoamento de habilidades. Portanto, o feedback precisa acontecer a cada passo. Ele deve contemplar não só os resultados obtidos, mas o comportamento do indivíduo ao longo do processo.
É fundamental acompanhar o trabalho dos colaboradores e avaliar as decisões e atitudes tomadas em cada etapa, bem como a repercussão de cada uma delas no desempenho e resultado.
Os gestores precisam se envolver com esse processo e apontar tanto os aspectos positivos quanto as falhas. Dessa forma, o colaborador tem a oportunidade de buscar alternativas para preencher essas lacunas de formação e competências, preparando-se para obter um desempenho melhor.
Quando a empresa incentiva o protagonismo, tanto ela quanto seus empregados saem beneficiados desse processo. Eles se tornam aptos a progredir na carreira, enquanto a organização forma um conjunto de líderes capazes de levá-la a um novo patamar de performance e sucesso.
Entendeu como incentivar empregados a se tornarem protagonistas? Quer conhecer outras estratégias para obter vantagem competitiva? Então, entre em contato conosco agora mesmo e descubra como alavancar o sucesso da sua empresa.
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