Quando observamos as maneiras pelas quais as organizações tratam o tema Diversidade e Inclusão (D&I), identificamos 3 abordagens:
Conformidade: a empresa procura aumentar a diversidade de sua força de trabalho para, apenas, atender a aspectos legais e “evitar dores de cabeça”. A pergunta fundamental dos seus executivos é “o que temos que fazer para ficar longe de problemas?”. No limite, o foco é o preenchimento de cotas para PCDs.
Apropriação: a empresa, consciente do binômio contribuição para a sociedade e ganhos internos com a diversidade, busca ativamente aumentar a diversidade de seus quadros. Ações para diminuir vieses nas contratações e incentivo e apoio aos grupos diversos fazem parte das táticas organizacionais.
Inclusão: a empresa, já tendo passado pelos estágios anteriores, tem agora clareza de que aproveitar diversas origens, capacidades, pontos de vista etc., pode melhorar os resultados e o valor do negócio. Assim, preocupa-se pela inclusão e integração do diverso na cultura organizacional, para, por meio da diversidade, alavancar seus objetivos, e conecta D&I à estratégia do negócio.
Uma boa discussão no top management, com base nas 3 abordagens, pode revelar oportunidades no tratamento do tema D&I.
Para facilitar a análise interna, é bom que tenhamos em mente os potenciais ganhos da D&I para o ambiente interno e o negócio.
Ao final de 2018, a TalentLyft divulgou um artigo sobre “Os 10 maiores benefícios da Diversidade no ambiente de trabalho”.
São eles:
Variedade de perspectivas: os funcionários de uma empresa com maior diversidade terão acesso a uma variedade de perspectivas diferentes, o que é altamente benéfico quando se trata de planejar e executar a estratégia de negócios.
Aumento da criatividade: Pessoas com origens diferentes tendem a ter experiências distintas e, portanto, perspectivas diversas. A exposição a uma variedade de perspectivas e visões leva à maior criatividade.
Maior inovação: Em um local de trabalho diversificado, os funcionários são expostos a várias perspectivas e visões de mundo. Quando essas várias perspectivas são combinadas, elas podem se unir de maneiras inusitadas, abrindo as portas da inovação.
Resolução mais rápida dos problemas: Funcionários de origens diversas podem trazer soluções diversas à mesa. Assim, a melhor solução pode ser escolhida apenas, o que leva à maior rapidez.
Melhor tomada de decisão: Quando funcionários com experiências e perspectivas diferentes se reúnem, oferecem mais soluções, o que leva a processos de tomada de decisão mais aprimorados.
Aumento dos lucros: Empresas com uma força de trabalho diversificada obtêm grandes vantagens sobre seus concorrentes e por consequência melhores resultados de negócios e mais lucros.
Maior engajamento dos funcionários: a Deloitte conduziu uma pesquisa que capturou as opiniões e experiências de 1.550 funcionários em três grandes empresas australianas que operam em manufatura, varejo e saúde, que mostrou que o engajamento é um resultado da diversidade e inclusão. A ligação entre a diversidade do local de trabalho e o envolvimento dos funcionários é direta.
Redução do turnover: A diversidade e a inclusão fazem com que todos os funcionários se sintam aceitos, valorizados e mais felizes. Assim, permanecem mais tempo na empresa.
Melhor reputação da empresa: Se você apresentar uma força de trabalho diversificada, facilitará o relacionamento de muitas pessoas diferentes com sua empresa e sua marca, abrindo portas para novos mercados, clientes e parceiros de negócios.
Melhores contratações: A diversidade apresenta a empresa como um lugar mais desejável para trabalhar; é um ativo especialmente benéfico para atrair os melhores talentos. Pesquisa realizada pela Glasdoor, mostra que 67% dos candidatos a emprego disseram que a empresa ter uma força de trabalho diversificada é característica importante ao considerar as ofertas de emprego.
Em relação à sua empresa, reflita e responda: em qual das 3 abordagens sobre D&I ela se encontra? Dos 10 benefícios potenciais da D&I, quais os 3 já claramente presentes e quais os 3 que precisam melhorar significativamente.
Mande-nos os seus comentários.
Escrito por Ismael Almeida Iba – Consultor da DorseyRocha Consultoria. Formado em Matemática com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Certificado em Coaching pelo ICI Integrated Coaching Institute. Professor na BSP Business School São Paulo.
Comments