Benefícios da Diversidade e Inclusão

Quando observamos as maneiras pelas quais as organizações tratam o tema Diversidade e Inclusão (D&I), identificamos 3 abordagens:

  • Conformidade: a empresa procura aumentar a diversidade de sua força de trabalho para, apenas, atender a aspectos legais e “evitar dores de cabeça”. A pergunta fundamental dos seus executivos é “o que temos que fazer para ficar longe de problemas?”. No limite, o foco é o preenchimento de cotas para PCDs.

  • Apropriação: a empresa, consciente do binômio contribuição para a sociedade e ganhos internos com a diversidade, busca ativamente aumentar a diversidade de seus quadros. Ações para diminuir vieses nas contratações e incentivo e apoio aos grupos diversos fazem parte das táticas organizacionais.

  • Inclusão: a empresa, já tendo passado pelos estágios anteriores, tem agora clareza de que aproveitar diversas origens, capacidades, pontos de vista etc., pode melhorar os resultados e o valor do negócio. Assim, preocupa-se pela inclusão e integração do diverso na cultura organizacional, para, por meio da diversidade, alavancar seus objetivos, e conecta D&I à estratégia do negócio.

Uma boa discussão no top management, com base nas 3 abordagens, pode revelar oportunidades no tratamento do tema D&I.


Para facilitar a análise interna, é bom que tenhamos em mente os potenciais ganhos da D&I para o ambiente interno e o negócio.


Ao final de 2018, a TalentLyft divulgou um artigo sobre “Os 10 maiores benefícios da Diversidade no ambiente de trabalho”.


São eles:


  1. Variedade de perspectivas: os funcionários de uma empresa com maior diversidade terão acesso a uma variedade de perspectivas diferentes, o que é altamente benéfico quando se trata de planejar e executar a estratégia de negócios.

  2. Aumento da criatividade: Pessoas com origens diferentes tendem a ter experiências distintas e, portanto, perspectivas diversas. A exposição a uma variedade de perspectivas e visões leva à maior criatividade.

  3. Maior inovação: Em um local de trabalho diversificado, os funcionários são expostos a várias perspectivas e visões de mundo. Quando essas várias perspectivas são combinadas, elas podem se unir de maneiras inusitadas, abrindo as portas da inovação.

  4. Resolução mais rápida dos problemas: Funcionários de origens diversas podem trazer soluções diversas à mesa. Assim, a melhor solução pode ser escolhida apenas, o que leva à maior rapidez.

  5. Melhor tomada de decisão: Quando funcionários com experiências e perspectivas diferentes se reúnem, oferecem mais soluções, o que leva a processos de tomada de decisão mais aprimorados.

  6. Aumento dos lucros: Empresas com uma força de trabalho diversificada obtêm grandes vantagens sobre seus concorrentes e por consequência melhores resultados de negócios e mais lucros.

  7. Maior engajamento dos funcionários: a Deloitte conduziu uma pesquisa que capturou as opiniões e experiências de 1.550 funcionários em três grandes empresas australianas que operam em manufatura, varejo e saúde, que mostrou que o engajamento é um resultado da diversidade e inclusão. A ligação entre a diversidade do local de trabalho e o envolvimento dos funcionários é direta.

  8. Redução do turnover: A diversidade e a inclusão fazem com que todos os funcionários se sintam aceitos, valorizados e mais felizes. Assim, permanecem mais tempo na empresa.

  9. Melhor reputação da empresa: Se você apresentar uma força de trabalho diversificada, facilitará o relacionamento de muitas pessoas diferentes com sua empresa e sua marca, abrindo portas para novos mercados, clientes e parceiros de negócios.

  10. Melhores contratações: A diversidade apresenta a empresa como um lugar mais desejável para trabalhar; é um ativo especialmente benéfico para atrair os melhores talentos. Pesquisa realizada pela Glasdoor, mostra que 67% dos candidatos a emprego disseram que a empresa ter uma força de trabalho diversificada é característica importante ao considerar as ofertas de emprego.

Em relação à sua empresa, reflita e responda: em qual das 3 abordagens sobre D&I ela se encontra? Dos 10 benefícios potenciais da D&I, quais os 3 já claramente presentes e quais os 3 que precisam melhorar significativamente.


Mande-nos os seus comentários.


Escrito por Ismael Almeida Iba – Consultor da DorseyRocha Consultoria. Formado em Matemática com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Certificado em Coaching pelo ICI Integrated Coaching Institute. Professor na BSP Business School São Paulo.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo