A palavra Accountability, em tradução livre, seria algo como “prestação de contas”, “responsabilização”. Trazendo para o mundo das organizações, podemos definir accountability como uma expressão que remete à ideia de transparência nos atos, nas metas, nos objetivos, nas entregas de resultados, na definição de responsabilidades e, claro, na prestação de contas.
Accountability é fazer o que você disse que faria, no prazo com o qual você concordou. E ser capaz de prestar contas disso. É um contrato, um compromisso, uma promessa. É menos sobre recompensas e mais sobre relacionamentos construídos sobre propósito e confiança.
Não é baseada em circunstâncias, mas na atitude de atingir os objetivos apesar das circunstâncias. O termo é bastante amplo e deve fazer parte da rotina no ambiente de trabalho, priorizando a tomada de decisões éticas que reduzem o risco de “as coisas” darem errado. Afinal, se uma empresa começar a pensar em quem deve assumir a responsabilidade somente quando algo der errado, já temos aí um problema.
Podemos dizer que a Accountability é sustentada em 04 pilares:
Reconhecer o problema
Assumir a responsabilidade pelo problema e pelos resultados
Formular soluções para a situação
Aplicar as soluções desenvolvidas
E quando temos esta cultura implantada em nossa organização podemos refletir sobre alguns pontos:
Quais dos meus colegas são afetados pelo meu trabalho?
Ajudo ou atrapalho para que eles atinjam seus objetivos?
São claros para mim os objetivos das lideranças?
O que eu posso fazer para ter a certeza de que estou contribuindo positivamente para os resultados da minha área?
Quem são meus clientes, externos ou internos, e que necessidades eles têm com as quais eu posso contribuir?
Estou contribuindo para o desenvolvimento dos meus liderados? Como posso ter a certeza disso?
Tenho certeza de que estou trabalhando para o resultado coletivo? Meus liderados entendem como contribuir individualmente para este resultado?
Os meus liderados têm a consciência e responsabilidade sobre o seu trabalho e seu impacto no grupo de trabalho e para a organização?
E aqui destaco os ganhos desta cultura para a organização:
Maior transparência e abertura;
Aprimoramento do ambiente de confiança;
Comunicação mais eficaz, melhorando o trabalho em equipe;
Maior clareza e um foco mais preciso nos resultados;
Aumento do pensamento crítico na tomada de decisões;
Redução dos possíveis danos mais rapidamente.
A revista Forbes, em um artigo, apontou os 15 traços de um profissional ideal, e colocou em primeiro lugar Action-oriented, ou seja, orientado para a ação, a capacidade de execução. Mas para isso, é preciso querer fazer. O profissional precisa desenvolver a capacidade para fazer.
Quando você quer fazer, tem a capacidade de fazer, encontra-se num ponto único, onde começa a gerar valor não apenas para você, mas para todos que interagem com você.
Profissional accountable cumpre suas promessas e compromissos assumidos; leva em consideração as consequências de suas ações; assume responsabilidade por suas falhas; e corrige as falhas.
Percebeu que Accountability vai além de fazer aquilo que você disse que faria? Quer conversar mais sobre este assunto? Entre em contato com a gente!
Escrito por Márcio Pegoraro – Consultor da DorseyRocha Consultoria. Formado em Marketing com MBA em Gestão da Tecnologia da Informação pela Hogeschool Ultrecht e pelo IBMEC. Atua no desenvolvimento de pessoas e organizações.
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