As pessoas foram solicitadas a ficar e trabalhar em casa. Daí apareceram os especialistas para dar entrevistas sobre: como manter uma rotina produtiva; como manter a produtividade; como administrar o tempo pessoal x o tempo profissional; e muitas outras dicas e conselhos… Fato é que não temos o hábito de trabalhar com foco em resultados. Temos o discurso “aqui todos trabalham com foco nos resultados”, mas não a prática.
O desdobramento das metas organizacionais, quando existe, se perde em algum estágio entre as metas de cada diretoria e as dos departamentos/gerências. Se perguntarmos a dez profissionais escolhidos ao acaso “qual a conexão entre o que ele faz e os objetivos do negócio?”, a resposta mais comum será um silêncio ensurdecedor. Trabalhando em casa, as pessoas correm um risco ainda maior de estarem ocupando seu tempo e consumindo sua energia em trabalhos que pouco valor agregam ao resultado do negócio.
Por isso, o desafio dos líderes é agora serem mais objetivos, empáticos e assertivos em seus processos de gestão ao fazer rodar o ciclo do PDCA. O primeiro passo é fazer o planejamento – estabelecer metas SMART – Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporais – conectando as metas da área com os objetivos do negócio e desdobrar para cada pessoa da equipe considerando suas competências e interesses e procurando evidenciar como os resultados do trabalho individual se compõe com os dos demais colegas para entregar a meta da área.
As pessoas precisam ter clareza de como o resultado será medido para que possam elas mesmas avaliarem se e como estão evoluindo. Precisam também enxergar as relações de dependência existentes – como o que fazem ajuda ou dificulta os passos seguintes do processo.
Uma vez que as pessoas tenham a competência e se engajem para realizar seus objetivos, elas também precisam ter os recursos e informações necessários para realizar o trabalho e cabe ao líder disponibilizar os recursos e dar orientação e apoio, acompanhar e dar feedback. Conversas programadas e agendadas para falar sobre resultados, as dificuldades, dar feedback e reconhecer o sucesso são fundamentais para assegurar resultados. Tudo isso irá aumentar o foco da equipe.
Ely Bisso – Consultor e Sócio diretor da DorseyRocha Consultoria
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