top of page

Tomada de Decisão: Não aguenta? Pede para sair!


O título acima ficou famoso, frase do Capitão Nascimento no filme “Tropa de Elite”. Mas sobre o que eu quero falar?


Estamos atravessando essa tal realidade do mundo VUCA – volátil, incerto, complexo e ambíguo – e nela tentamos primeiro sobreviver e depois, se possível, nos darmos bem.

A busca da segurança, o instinto de sobrevivência tão bem descritos por Abraham Maslow como a segunda necessidade da sua Hierarquia da Necessidades Humanas, muitas vezes nos leva a fazer sacrifícios e “abrir mão” da nossa autoestima.


Quando?

Daniel Pink, em seu livro recentemente lançado “Quando: Os segredos científicos do timing perfeito”, aborda a questão do momento da decisão para se fazer alguma coisa que pode ser importante para nós mesmos e eventualmente para outras pessoas.


Descreve que a vida é uma sucessão de decisões sobre o tempo adequado para fazer ou parar de fazer algo: quando buscar um emprego, quando abrir um negócio, quando fazer um curso, quando casar. Afirma que na maioria das vezes, tomamos tais decisões baseados em intuição e suposições. Podemos acreditar que saber o momento exato para se fazer as coisas certas é uma arte ou mesmo sorte. Em “Quando”, Daniel Pink demonstra que, na verdade, é uma ciência.


A partir de pesquisas da psicologia, biologia e economia, Pink mostra como podemos usar padrões ocultos do dia a dia para construir a agenda ideal. Por exemplo: Qual é o momento ideal para largar um emprego?


Descobrindo o momento certo

Voltando ao momento da sobrevivência e da busca pela segurança e confrontando-o com a eventual sensação de que já não aguentamos mais despertar na segunda-feira e pensar que é hora de ir para o trabalho, como saber se está na hora de pedir demissão?


A Revista HSM Management, n° 131 de dezembro-2018, publicou interessante artigo na coluna Direto ao Ponto, tratando essa questão. Colocou quatro perguntas que ao serem respondidas com honestidade podem nos indicar se é o momento de tomar essa decisão.

  1. Você gostaria de completar mais um ano nesse trabalho? Muitas empresas ainda fazem reconhecimento aos colaboradores no aniversário de tempo de casa. Para você, no emprego atual, isso é algo atraente ou ameaçador;

  2. Você sente que seu trabalho tem exigência e autonomia? Os trabalhos mais estimulantes são aqueles onde temos alta exigência e autonomia. Sem exigência o trabalho se torna monótono, mas com exigência e sem autonomia ele nos sobrecarrega;

  3. Seu chefe cria condições para seu melhor desempenho? O ambiente se torna difícil quando nosso superior não nos ajuda e insuportável quando ele cria dificuldades desnecessárias;

  4. Seu trabalho contribui para o seu desenvolvimento e objetivos de longo prazo? Quando você sente que seus objetivos de vida estão alinhados ao seu trabalho na organização atual, tende a sentir-se engajado. Porém se percebe que seu trabalho o afasta do que deseja alcançar, tornar-se-á um sacrifício.

Se você responde sim para as quatro perguntas acima ou para três delas, certamente você ainda tem um longo percurso a fazer no trabalho atual, mas se já responde com dois ou mais “nãos” é provável que tenha chegado a hora de buscar outra colocação e deixar o trabalho atual.


Em tempo, no livro “Quando”, Daniel Pink apresenta dados sobre o timing perfeito para decisões em uma narrativa fascinante, com exemplos e histórias interessantes e formas práticas para viver melhor.


A competência “tomada de decisão” é trabalhada pela DorseyRocha Consulting em programas de treinamento, a fim de preparar os participantes a utilizarem dados e fatos sobre as situações atual e futura desejada, para tomar decisões mais racionais, sem desprezar seu “sexto sentido”.


Deixe sua opinião sobre o texto, se preferir, nos contate no whatsapp (11) 97637-1588.


Escrito por Ely Bisso – Sócio e Diretor da DorseyRocha Consulting.  Engenheiro eletricista pela Faculdade de Engenharia Elétrica da UNICAMP, bacharel em Ciências Administrativas pela PUC-Campinas, com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNICAMP e MBA em RH pela FGV.

112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page