top of page
Foto do escritordorseyrocha

Devo investir em palestras para promover a motivação e engajamento das equipes?


Você já se fez o questionamento que aparece no título deste artigo? Se sim, saiba que você não está sozinho. Devido a esse interesse, há muitos textos na internet que falam a respeito da palestra motivacional. No entanto, boa parte deles apresenta uma informação vaga sobre o assunto.


Por isso, decidimos construir este conteúdo. Aqui mostraremos como você pode utilizar essa técnica para transformar a atitude do seu time de colaboradores. Acompanhe!


O que é uma palestra motivacional?

Quando você pensa em uma palestra, o que lhe vem à mente? Talvez você imagine um palestrante falando sem parar enquanto a assistência entediada olha frequentemente para o relógio, suplicando que o tempo passe rápido.


No entanto, essa situação é o inverso do que ocorre em uma palestra motivacional. Uma vez que seu objetivo é estimular os participantes, ela não pode ser monótona ou desagradável.


A palestra precisa prender a atenção dos ouvintes por oferecer informações valiosas e práticas. Ao final dela, os participantes devem sentir que aprenderam lições importantes, que desejam aplicar na sua vida pessoal e profissional — essa é a maior diferença entre um simples discurso e uma palestra motivacional.


Para conseguir esse efeito nos participantes, a técnica é embasada nas necessidades dos colaboradores. No entanto, ela nunca deve ter o objetivo de “lavar a roupa suja”, ou seja, reunir os profissionais para ouvir um sermão sobre algo que fizeram ou que estão fazendo de errado.


Ao contrário disso, a palestra motivacional precisa revelar a preocupação da empresa em elevar a qualidade dos serviços dos colaboradores, fazendo-os mais felizes. Sendo assim, antes do palestrante falar no microfone, haverá um estudo detalhado sobre:

  • o clima interno da empresa;

  • o nível de satisfação dos funcionários;

  • os meios para solucionar os desafios encontrados;

  • os métodos a serem utilizados.

Com base nesses dados, serão elaborados temas personalizados para as palestras, bem como atividades que intensifiquem o aprendizado dos colaboradores.


Quais são os tipos de palestras motivacionais?

Depois de feito o estudo citado no subtítulo anterior, o gestor precisa definir o tipo de palestra motivacional que se encaixa no perfil dos funcionários.


Esse entendimento é essencial, afinal, uma conferência que chama a atenção de profissionais jovens pode não ter o mesmo efeito nos mais experientes, concorda? No entanto, é possível também mesclar os tipos de palestras a serem utilizados. Para entender melhor, apresentaremos alguns modelos a seguir.


Palestra-show

Atualmente, práticas interativas e inovadoras tendem a prender a atenção das pessoas por mais tempo, além de estimular uma retenção maior das informações. Essa é a finalidade da palestra-show.


Para isso, evitam-se os discursos tradicionais que apenas fornecem informações. Por outro lado, incluem-se recursos que possibilitam a vivência do conteúdo apresentado, fazendo com que a palestra seja imersiva e muito prática.

Entre os métodos utilizados na palestra-show estão:

  • truques de mágica;

  • malabarismo;

  • conteúdos interativos etc.

Depoimentos

Quem não gosta de escutar um depoimento de uma pessoa de sucesso? Isso é inspirador, não acha? Por esse motivo, os programas de entrevistas fazem tanto sucesso nas mídias.


É possível utilizar esse recurso também nas palestras motivacionais. Para isso, é preciso escolher um profissional admirado pela equipe interna ou pelo mercado em que a empresa atua.


Uma boa possibilidade pode ser um executivo experiente e respeitado da própria instituição ou convidar um profissional externo de renome. Só a presença do entrevistado já causará um efeito positivo nos ouvintes!


História de superação

Geralmente, são muito aplaudidos pelo público os enredos cinematográficos embasados em uma história na qual o personagem enfrenta com sucesso todas as dificuldades que aparece. O mesmo acontece nas palestras motivacionais — principalmente se a história do palestrante estiver relatada em um livro.


Dessa forma, os participantes fixam a sua atenção no que está sendo dito e fazem comparações com a sua realidade profissional.


Teatros humorísticos

Uma técnica muito interessante é transformar o cotidiano interno da empresa em uma peça teatral humorística. Essa é uma forma inteligente e suave de apresentar para os colaboradores os desafios enfrentados pelo negócio e a necessidade de mudança nas atitudes de cada um.


Além disso, esse método reúne artifícios como música e dança, que promovem uma fixação mais profunda do conteúdo da palestra.


Como as palestras ajudam no desenvolvimento da equipe interna?

Normalmente um gestor de RH se esforça para consolidar uma política interna de desenvolvimento de profissionais, mas para conseguir montar um plano bem elaborado e eficiente, a palestra motivacional precisa ser incluída nesse processo. Quais serão os benefícios dessa prática? Vejamos alguns.


Engajamento

Muitos gestores acham difícil estimular a dedicação dos funcionários no trabalho. No entanto, um modo eficiente de fazer isso é revelar para os colaboradores sua importância para o negócio.


Por meio da palestra motivacional esse objetivo é atingido. Afinal, esse evento envolve ajudar a equipe interna a melhorar sua vida profissional e a sua carreira para que os colaboradores se tornem talentos do mundo corporativo.


Quando o time percebe esse interesse e direcionamento, fica mais fácil desenvolver uma relação de parceria com a instituição.


Clima organizacional

As palestras motivacionais são indicadas para melhorar o clima interno da organização, ou seja, o ambiente já está bom, mas pode melhorar cada vez mais. Entretanto, esse método não é “milagroso”.


Se a atmosfera da organização não é harmônica, a palestra terá pouco ou nenhum efeito nos funcionários. Em contrapartida, uma esfera embasada no equilíbrio das relações profissionais é um solo fértil para o fortalecimento desse ambiente.


Além disso, os funcionários são ajudados a entender que a colaboração entre eles é essencial para que trabalhem felizes e produtivos, em um clima pacífico.


Definição de metas

Outro benefício da palestra motivacional é expor aos participantes as metas da organização em curto, médio e longo prazos, além de mostrar quais serão as estratégias para alcançá-las.


Também é possível realçar a contribuição que cada um dos colaboradores pode dar para o alcance do objetivo. Sendo assim, as relações corporativas serão mais transparentes.


Como vimos, são inúmeras as vantagens de implantar as palestras na sua instituição. Em vista disso, não demore a adotá-las no seu processo de desenvolvimento de colaboradores!


O que achou do nosso artigo? Tiramos as suas dúvidas sobre a eficiência das palestras motivacionais no engajamento da equipe interna? Para ficar por dentro de outros conteúdos como este, curta a nossa página no Facebook!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page