top of page

Desenvolvimento de lideranças e resultados do negócio no setor de Bioenergia


Nosso cliente, a CerradinhoBio empresa familiar importante player no mercado brasileiro na área de produção de etanol, e também o maior produtor nacional de energia a partir de Biomassa, em 2016 estipulou uma meta audaciosa para 2020: Ser a empresa mais rentável do setor e também estar entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil.


A partir deste plano ambicioso, fez um levantamento minucioso, incluindo uma Pesquisa de Clima Organizacional, para verificar quais seriam os pontos que deveriam ser trabalhados para que o objetivo fosse alcançado. Neste levantamento foi detectado que havia a possibilidade de melhorias em vários processos, bem como percebeu que havia a possibilidade de melhorar o clima e a qualidade da gestão da empresa atuando diretamente na melhor preparação de seus líderes, em todos os níveis. A DorseyRocha foi solicitada a apresentar uma proposta para responder a essa demanda.


A proposta de trabalho

Partimos da análise dos resultados obtidos na PCO e preparamos uma proposta de um programa para o desenvolvimento das competências de liderança que atendessem aos pontos identificados com os resultados mais críticos da pesquisa. A ideia de um Programa de Desenvolvimento de Lideranças, modular e continuado.


Para engajar os participantes no processo e ajustar o programa às reais necessidades da CerradinhoBio propusemos fazer inicialmente um levantamento da realidade a partir de um conjunto de entrevistas com diretores e gerentes e de reuniões com grupos de supervisores, encarregados e líderes. Isso nos deu uma boa base para fazer os ajustes necessários na proposta original e, ao mesmo tempo, fez os participantes sentirem que participariam de um processo que eles influenciaram. O mais importante, com isso conhecemos a estratégia do negócio, os objetivos e desafios, e o que os executivos esperam como resultado do desenvolvimento dos líderes, mas ao mesmo tempo eles reconheceram que seu envolvimento com o processo é fundamental para trazer tais resultados.


Após concluir o “levantamento de informações” apresentamos a revisão da nossa proposta de trabalho para o PDL – Plano de Desenvolvimento de Lideranças composta, nesta primeira etapa, de cinco módulos de treinamento para todos os níveis de liderança, aproximadamente 180 profissionais, iniciando com o foco em Feedback para a Gestão de Desempenho, seguido de Liderança Pelo Exemplo, Comunicação Assertiva, Liderança para Resultados e Mudanças Melhorias e Inovação.


Contratação de resultados

A outra preocupação que temos em nossos processos de desenvolvimento é assegurar que contribuam para melhorar os resultados do negócio. Para que isso se viabilize o engajamento dos executivos no programa é crucial. Assim preparamos um processo onde os executivos contratam com os gestores os resultados que desejam que melhorem ao participar dos programas de treinamento, fazendo um encadeamento entre cada gestor e seus subordinados. Vinculamos os resultados à mudança de comportamento e este ao desenvolvimento das competências que serão trabalhadas no treinamento. Antes de cada módulo a contratação de resultados é feita entre gestor e líderes.


Em cada módulo do treinamento o participante faz um plano para atuar na gestão do dia-a-dia, aplicando o conhecimento adquirido. O gestor superior deve então fazer uma breve reunião com o participante que volta do treinamento e conversar sobre esse plano de ação, verificando se levará ao resultado contratado e combinando formas de dar apoio e acompanhar.


A execução dos trabalhos

Enquanto iniciávamos o PDL, a CerradinhoBio decidiu realizar a preparação dos seus gestores para o ciclo de gestão de desempenho, que fora iniciado no nível da diretoria e gerentes em 2016 e que abrangeria o nível de supervisores em 2017. Esse processo inclui avaliação de resultados, avaliação de competências, nine box, um painel de calibração e depois devolutivas do feedback. Para apoiar o desenvolvimento dos gestores a CerradinhoBio construiu um programa com uma palestra de sensibilização, um assessment e um treinamento de preparação para os gestores que deveriam avaliar e dar feedback aos seus subordinados. Considerando o estágio em que estava o PDL a Gerencia de RH decidiu nos solicitar a realização do assessment e iniciar o PDL com o módulo de “Feedback para o Desempenho”.


Assim fizemos, incluindo o processo de gestão de desempenho e a preparação para realizar o PDI – Plano de Desenvolvimento Individual no programa do treinamento. Para o assessment utilizamos um instrumento de análise do Histórico e Expectativas de Carreira e o DISC, fazendo o cruzamento com o perfil de competências. Realizamos o assessment dos gerentes e dos supervisores e nas devolutivas os apoiamos para que realizassem seus PDIs.


Os resultados do assessment também serviram aos participantes para direcionarem seus focos de desenvolvimento pessoal durante os módulos do PDL.


Ao final deste primeiro ano do projeto os resultados já começaram a aparecer e foram reconhecidos nos feedbacks e depoimentos que apontam a melhoria de relacionamento dos líderes com seus liderados, no melhor direcionamento para os trabalhos das equipes, nas avaliações da nova Pesquisa de Clima Organizacional realizada em 2017 e nos resultados do negócio que também melhoraram.


O plano de continuidade do projeto tem por objetivo possibilitar ganhos importantes de produtividade, inovação, absenteísmo e turnover, para que a empresa se aproxime de suas metas para 2020 –  ser a mais rentável do setor e estar entre as melhores para se trabalhar.


O depoimento do contratante

O Gerente de Recursos Humanos, Maurício Heusy deu esta opinião sobre o trabalho: “O trabalho com a DorseyRocha na CerradinhoBio tem sido voltado ao desenvolvimento de Líderes.


A metodologia de trabalho propõe treinamentos com foco em aplicações práticas, propondo novas ferramentas que apoiam o gestor na aplicação dos novos conhecimentos adquiridos.

Outro ponto importante, tem sido a aproximação entre alta e média gestão, já que o diálogo é fomentado através da contratação de metas para cada módulo de treinamento.


Esses diálogos têm sido importantes e significativos, para o desenvolvimento de nossos gestores.


Sabemos que a mudança não é de um dia para o outro, mas os números de nossa pesquisa de engajamento, nos sinalizam que estamos no caminho certo.


A DorseyRocha tem tido um papel muito importante nesta construção”.

6 visualizações0 comentário
bottom of page