Violência doméstica e propósito das organizações


A violência doméstica aumentou desde o início do confinamento, por conta da pandemia do novo coronavírus. Segundo a Folha de São Paulo, de 24 de março de 2020 a 13 de abril de 2020, 16 mulheres foram assassinadas dentro de casa, contra 9, no mesmo período em 2019. No acumulado do ano, o aumento é de 15%. 


Além de mulheres, idosos e crianças têm sofrido também os impactos do aumento da violência. Situações menos graves, como discussões intensas e frequentes, entre pessoas que estão agora tendo que conviver mais tempo debaixo do mesmo teto, também parecem ter aumentado.


E o que as organizações podem fazer para minimizar, se não eliminar, isso? 

Novos tempos exigem novos comportamentos das empresas e, principalmente, de seus líderes.


No documento “A Busca Pela Normalidade” produzido pelo Grupo Toolbox, no capítulo “A Atitude em Relação às Marcas”, a pesquisa conduzida mostrou que 87% dos entrevistados concordam que as empresas devem comunicar como elas podem ser úteis nesse novo dia a dia.


Acredito que as organizações podem e devem colocar em suas agendas de discussões e reuniões, entre outros temas, a questão da violência doméstica.


Ao informar e orientar seu público interno, sobretudo as lideranças, e influenciar e instigar comportamentos positivos, as organizações podem dar uma contribuição efetiva para a diminuição de índices preocupantes como esses.


Além disso, ter canais para denúncia de acontecimentos dessa natureza entre seus colaboradores e familiares também permite que se tomem, quando pertinentes, ações mais contundentes.


De modo geral, as organizações, por meio de seus Propósito e Valores vêm demonstrando seu desejo de contribuir para, em última análise, construir um mundo melhor para se viver.


Esse é um excelente momento para que coloquem isso em prática.


Um bom exemplo de ação positiva é o da Natura que, no último dia 03 de abril, publicou em seu site o “movimento alerta sobre violência doméstica na quarentena”. 

Todos nós podemos fazer alguma diferença, para construir um mundo melhor pós pandemia, a partir de agora!


Ismael Almeida Iba – Consultor da DorseyRocha Consultoria

3 visualizações

SOBRE NÓS

Consultoria empresarial com mais de 45 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional, liderança, coaching e educação corporativa.

CONTATO

ACOMPANHE-NOS

Rua Domingos Rodrigues, nº 341, cj. 99

São Paulo/SP

CEP: 05075-000

​MÍDIAS SOCIAIS

Você também pode acompanhar a DorseyRocha nas redes sociais abaixo. Siga e fique por dentro de todas as novidades.

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
  • Design sem nome (67)
  • Branca ícone do YouTube
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por DorseyRocha Consultoria