top of page

Conheça as vantagens da preparação de lideranças em empresas



Toda instituição tem nas pessoas um de seus ativos mais valiosos. Independentemente da quantidade de recursos materiais e financeiros, é a equipe que está por trás do nome da empresa que faz a diferença ao final de cada mês e garante o alcance das metas.


Para que a organização consiga atingir bons resultados, ela precisa estar bem alinhada internamente. Nesse contexto é que precisamos falar sobre a preparação de lideranças.


Estando em cargos de chefia ou não, são os líderes que ajudarão a guiar o resto da equipe na direção certa. Por isso, em qualquer tipo de empreendimento, é extremamente necessário dar atenção ao desenvolvimento destes profissionais.


Benefícios da preparação de lideranças

Os gestores de uma empresa que esteja atenta para este tipo de questão poderá colher bons frutos, até mesmo em um espaço de tempo reduzido. Dentre essas vantagens, algumas merecem ser destacadas:


1. Manutenção e aprimoramento do conhecimento

Conhecimento corporativo é o domínio teórico e prático que se tem da operação diária da empresa e ele, por mais que possa estar também registrado em alguns documentos e normas, depende muito da disseminação de informações entre os colaboradores. Como não há ninguém melhor do que bons líderes para fazer a comunicação fluir, esta vantagem acaba sendo inegável.


2. Fortalecimento da cultura organizacional

De forma análoga ao item anterior, uma vez que a forma de trabalhar é difundida e compartilhada, naturalmente fica fácil perceber que os hábitos e crenças de toda a equipe também acabam sendo fortalecidos. Assim, a cultura organizacional da empresa ganha força e personalidade.


3. Ter pessoas preparadas para lidar com crises e desafios

Em momentos de viradas bruscas no mercado, instabilidade econômica ou ainda em uma disputa mais acirrada entre concorrentes, a empresa inteira acaba enfrentando um período de grande estresse. Se houver lideranças bem treinadas para assumir responsabilidades e apoiar os demais, estas fases poderão ser bem menos caóticas.


4. Influenciar positivamente o resto da equipe

Poucas coisas são mais efetivas na manutenção do comportamento de uma equipe do que o poder do exemplo. Líderes são pessoas que despertam admiração e acabam inspirando todos ao seu redor. Quanto mais bem preparados e mais alinhados com os planos da empresa eles estiverem, maiores as chances de todos os outros funcionários também demonstrarem uma atuação condizente com o que se espera deles.


5. Manter o foco do trabalho no planejamento estratégico

Por terem uma grande energia e saberem canalizá-la para os objetivos que julgam mais interessantes, as lideranças costumam desbravar muitos terrenos no rumo que quiserem. Se nos preocuparmos em mantê-los bem treinados e caminhando na direção certa, o planejamento estratégico construído e mantido pela alta diretoria da empresa terá muito mais chances de ser cumprido, assim como as metas ficarão cada vez mais alcançáveis.


6. Garantia de uma boa sucessão

Um dos pesadelos que aflige gestores de recursos humanos e também os sócios e investidores das empresas é a perda de pessoas que sejam peças fundamentais para que a operação diária se mantenha com um bom nível de resultados. Por isso, ter líderes bem preparados, em todas as escalas, desde as mais operacionais às mais estratégicas, aumenta muito a segurança de que a empresa não ficará desamparada no futuro.


7. Melhores resultados

Considerando todos os itens anteriores e também lembrando que a preparação de lideranças tem como um dos focos o aumento do comprometimento dos profissionais e também dos resultados, fica muito fácil de perceber que os números tenderão a uma sensível melhora. Quanto mais empenho e dedicação for aplicada nestas pessoas-chave da organização, maior o retorno.


Dicas para começar a preparação de líderes na empresa

Na busca do desenvolvimento das lideranças internas, existem várias ferramentas úteis. Em alguns casos, o ideal é ir mesclando o uso de cada uma para potencializar o retorno dos investimentos.


Dentre estas possibilidades destacamos:


Identificação de talentos

Alguns excelentes líderes podem estar adormecidos ou escondidos em pessoas que acabam passando despercebidas aos olhos da maioria dos gestores. Para que essas oportunidades não sejam perdidas, deve-se sempre estar atento e investir energia na identificação dos próximos líderes da empresa.


Investimento em aprimoramento

De maneira mais objetiva, algumas formas já conhecidas no mercado podem ser uma boa ideia. A contratação de palestras, cursos e workshops não é nenhuma novidade, mas tem o seu valor. Do contrário não continuariam fazendo tanto sucesso em organizações de todo tipo. O importante é encontrar empresas qualificadas e com experiência comprovada.


Estímulo de liderança informal

Ainda hoje, existem pessoas que não entendem direito que estar ou não em uma posição de chefia não faz ou deixa de fazer uma pessoa mais ou menos líder. Sendo assim, é preciso encorajar todos os tipos de funcionários, ainda que ele, formalmente, não esteja encarregado de nenhum cargo oficial de supervisão ou coordenação.


Retenção de profissionais de destaque

Depois de muito recurso investido, de passado um tempo razoável para a maturação de um líder ou ainda da identificação de potencialidade de um colaborador com uma veia forte para a liderança, não se pode permitir que a organização perca mão de obra tão procurada no mercado. Portanto, se a empresa está buscando ter e manter funcionários com um bom nível de liderança, é preciso conseguir reter estes talentos.


Recompensar iniciativas individuais

Uma das coisas que mais motiva qualquer tipo de funcionário de uma empresa, ao contrário de que muita gente pensa, não é o salário, mas sim o reconhecimento. Campanhas para o desenvolvimento de lideranças que estimulem o desenvolvimento pessoal e a busca individual da criação de novas soluções e disseminação de boas práticas são ótimas iniciativas que motivam as pessoas e ajudam a desenvolver lideranças internas.


Considerando todas essas dicas e boas práticas disseminadas no mercado, fica bem mais fácil perceber que a preparação de lideranças verdadeiramente estruturada dentro da empresa pode contribuir muito com a evolução da cultura organizacional e também com os resultados operacionais e estratégicos.


Se você gostou deste conteúdo e quer ficar mais próximo de outras postagens que ajudem você e a sua organização a atingirem um patamar mais alto no nível de competitividade, não perca tempo e curta nossa página no Facebook!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page